Notícias
Notícias
21
Set
2018
Campanha Sou Médico Sim!

Campanha Sou Médico Sim!

ABRAMEPO

O curso de Medicina é apenas uma preparação para que o estudante atue de maneira geral na profissão. Após a graduação, o médico recém-formado pode optar por continuar se especializando. Para tornar-se um especialista, existem dois caminhos:  iniciar uma pós-graduação lato sensu ou cursar residência médica.

Entretanto, a realidade do cenário da capacitação médica é dura. De acordo com dados da Demografia Médica, mais de 20 mil médicos formam todos os anos e nunca houve um crescimento tão grande da população médica no Brasil. Mas, em contrapartida a esse crescimento, a oferta de programas e vagas de residência médica mostra-se, cada dia mais, deficitária – um déficit de mais de 14 mil vagas.  O resultado disso? Só existem vagas de residência para aproximadamente 30% dos graduados em medicina. 

Nesse cenário, a pós-graduação médica tem sido o caminho mais procurado por médicos que querem continuar se aprimorando. Um curso de pós-graduação garante ao profissional médico uma formação acadêmico-científica adequada e o torna apto a exercer uma especialidade com ética, responsabilidade e competência.

Tendo terminado a pós-graduação, os médicos encontram outra batalha à frente: os conselhos regionais de medicina, por determinação do CFM, restringem o registro dos títulos dos profissionais, vinculando o reconhecimento à realização de cursos em entidades específicas, desconsiderando qualquer outro curso, mesmo aqueles legitimamente aprovados pelo Ministério da Educação. Em outras palavras, a esses médicos é negado o direito de registrar seus cursos de pós-graduação e, assim, exercer tal capacitação em sua plenitude.

Reconhecendo os sérios prejuízos ao processo de formação de médicos especialistas, que são essenciais ao sistema de saúde brasileiro, a ABRAMEPO luta para que as especializações feitas sob supervisão do MEC, passem a ser aceitas pelas sociedades médicas.

E, para fortalecer ainda mais a nossa luta, criamos a campanha Sou Médico. A campanha vem com o intuito de valorizar toda a classe médica. Seja o médico graduado, pós-graduado, com residência médica ou com qualquer capacitação que seja reconhecida pelo MEC. TODOS esses médicos merecem todo o respeito das sociedades médicas e da população brasileira.

Veja como participar:

Para participar desta campanha, criamos uma moldura para que os médicos possam trocar sua foto de perfil de Facebook, com a assinatura Sou Médico, e possam levar a todos o conhecimento desta luta!

 

Para trocar sua foto é simples, basta clicar:  https://twibbon.com/Support/sou-m%C3%A9dico e seguir o seguinte passo a passo:

 

corpo2.png

Junte-se a nós nesta luta e filie-se: http://www.abramepo.org.br/ 

Comente essa publicação