Notícias
Notícias
27
Ago
2018
Capacitação Médica

Capacitação Médica

ABRAMEPO

A jornada profissional de um médico não termina na graduação. Após formar-se, o profissional que opta por continuar se especializando tem duas opções: iniciar uma pós-graduação lato sensu ou cursar residência médica.

A pós-graduação qualifica os conhecimentos profissionais do médico recém-formado. Pode ser utilizada para fins de atuação acadêmica e o profissional pode atuar como pesquisador ou professor, ambos de extrema competência.

Optando por realizar residência médica, procedimento este instituído em 1977 pelo Decreto nº 80.281 para balizar a qualidade dos profissionais que ingressavam no mercado de trabalho, o profissional deverá passar por aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para, então, obter o seu devido título de especialista.

Porém, o percurso até a obtenção do título de especialista ainda é árduo e restrito, pois não há vagas suficientes de RQE para todos os médicos formados. Esta realidade ocasiona grande carência na área da saúde, devido à falta de profissionais especializados.

Os profissionais médicos pós-graduados não possuem sequer a chance de iniciar a residência, visto que tal processo é restritivo, pelo número de vagas abertas. Diante deste impasse, lutamos para que as especializações feitas sob supervisão do Ministério da Educação, passem a ser aceitas pelas sociedades médicas!

Entre nesta luta, filie-se: www.abramepo.com.br/filie-se

Comente essa publicação