Notícias
Notícias
17
Ago
2018
Você sabia que quem concede o título de especialista não são as sociedades médicas e sim o MEC?

Você sabia que quem concede o título de especialista não são as sociedades médicas e sim o MEC?

Abramepo

Ao MEC cabe a função de monitorar e estabelecer padrões de qualidade em relação aos cursos ofertados pelas universidades do Brasil, sendo elas federais ou privadas. Cumprindo as exigências de qualidade estabelecidas pelo Ministério da Educação aos cursos de capacitação, tem-se garantida a qualidade do ensino dentro dessas universidades.

O Conselho Federal de Medicina (CFM), por sua vez, é um órgão que possui competências constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica, tendo atribuído alguma dessas à sociedades médicas particulares.

Porém, estas sociedades restringem o registro dos títulos dos profissionais, vinculando o reconhecimento à realização de cursos em entidades específicas, desconsiderando qualquer outro curso, mesmo aqueles legitimamente aprovados pelo MEC.

Deste modo, cria-se um cenário de reserva de mercado e precarização da saúde no Brasil. E é focado na solução deste problema que trabalhamos. Nosso objetivo é sanar essa carência de prestação de serviço, visto que só existem vagas para aproximadamente 30% dos graduados em medicina, os 70% restantes, procuram pós-graduações, devidamente reconhecidas pelo MEC, como forma de se capacitarem e atenderem com excelência a população brasileira.

Continuaremos lutando para que estas capacitações, comprovadamente legais, passem a ser reconhecidas pelo CFM, e, assim beneficiem a todos que necessitam do atendimento de um médico com expertise.

 

Comente essa publicação